quarta-feira, maio 18, 2011

Objetivos do Curso 

O curso de Engenharia Civil objetiva oferecer aos seus educandos uma sólida base de
conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais de forma a capacitá-los
para desenvolverem suas habilidades e competências  com vistas à implementação
dos seus PROJETOS DE VIDA.
Os Objetivos Específicos dos Cursos de Graduação deverão, prioritariamente,
obedecer a um conjunto de premissas aceitas pela instituição, como metas básicas a
serem alcançadas no transcorrer desses cursos e que deverão estar incluídos nos
planos de ensino das várias disciplinas, que são:
- Permanente formação humanística, técnico-científica e prática, com vistas à
compreensão interdisciplinar dos fenômenos estudados;
- Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional;
-  Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos
saberes adquiridos, de equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as
demandas individuais e sociais, de realizar investigações científicas, raciocínios
logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um
processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões,
de  aprender a aprender, para sua educação permanente. De forma geral, o curso objetiva levar os estudantes :

1. ao aprendizado;
2. ao desenvolvimento da capacidade de pensar, de definir situações complexas e de
diagnosticar;
3. de propor soluções novas para problemas técnicos;
4. coordenar pessoas, com os melhores resultados, na direção dos objetivos das
organizações.


Organização Curricular e Inovações Metodológicas 

O currículo é entendido como o conjunto de experiências oferecidas ao aluno pela
Instituição, vinculadas ao curso que ele frequenta. Assim sendo, uma atividade
acadêmica não é apenas a aula ministrada pelo professor na sala de aula, mas todas
aquelas que permitem ao aluno momentos de estudos e de pesquisa, sob a
coordenação do professor, em diferentes ambientes de aprendizagem como biblioteca,
laboratórios e em situações extramuros, entre outros.
Nesse foco, atribui-se um novo papel ao professor, que deixa de ser o transmissor  de
informações para ser o articulador da aprendizagem do aluno.
As Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS, constituem parte da carga horária de
 disciplinas do curso e  são propostas com o objetivo de promover a autonomia do
aluno, estimular o trabalho em grupo e reforçar a compreensão e aplicação dos
conteúdos.



Disciplinas

Atividades Complementares; Desenvolvimento Pessoal  e Profissional; Física Básica;
Matemática Básica; Química; Álgebra Linear; Administração; Atividades
Complementares; Estatística; Física I; Matemática I; Responsabilidade Social e Meio
Ambiente; Algoritmos e Programação; Atividades Complementares; Direito e
Legislação; Física II; Matemática II; Mecânica Geral; Atividades Complementares;
Desenho Técnico; Direitos Humanos; Eletricidade Aplicada; Engenharia Econômica;
Fenômenos de Transporte I; Atividades Complementares; Desenho Arquitetônico;
Desenvolvimento Econômico; Isostática; Resistência  dos Materiais I; Topografia;
Atividades Complementares; Estática das Estruturas; Hidráulica; Materiais de
Construção Civil I; Mecânica dos Solos; Teoria das Estruturas; Estruturas de Concreto
I; Estágio Supervisionado I; Hidrologia; Laboratório de Construção Civil; Materiais de
Construção Civil II; Mecânica dos Solos Aplicada a  Fundações; Ergonomia e
Segurança do Trabalho; Estruturas de Concreto II; Estruturas de Madeiras e Metálicas
I; Estágio Supervisionado II; Fundações; Instalações Hidráulico-Sanitárias; Construção
Civil; Estruturas de Concreto III; Estruturas de Madeiras e Metálicas II; Projeto e
Construção de Estradas; Projetos de Engenharia Civil I; Trabalho de Conclusão de
Curso I; Estruturas de Concreto IV; Gerenciamento na Construção Civil; Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão; Projetos de Engenharia Civil II; Saneamento
Básico; Trabalho de Conclusão de Curso II; Tópicos Complementares de Engenharia
Civil; Carga Horária Total: 4070 h


Estágio Supervisionado

O Estágio tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que
complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de
formação profissional e humana. Ele pode ou não ser obrigatório. O obrigatório é
aquele que consta na matriz curricular e sua carga horária é requisito para aprovação
e obtenção de diploma. Já o não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional.
O Estágio Obrigatório tem suas especificidades contempladas no Plano de Ensino e
Aprendizagem, que respeita as determinações das Diretrizes Curriculares e do Projeto
Pedagógico do Curso, assim como todos os dispositivos legais federais e os fixados
pelo Ministério da Educação.
A instituição, por entender a dinâmica do mundo do  trabalho e a dificuldade do
estudante iniciar essa atividade quando ingressa na vida acadêmica, apóia a
realização dos estágios não obrigatórios. Nesse caso as horas desenvolvidas podem
ser convalidadas como Atividades Complementares, quando couber.
Em ambos os Estágios é disponibilizada ao estudante, por meio da coordenação
competente, a documentação necessária que regulamenta os direitos e deveres do
estagiário, dando suporte, analisando, acompanhando e supervisionando as atividades
desenvolvidas pelo estagiário de acordo com as disposições legais da Lei 11.788 de
25 de setembro de 2008. Atividades Complementares
A inclusão das  Atividades Complementares (AC) atende ao Parecer CES/CNE n°
776/97, de 03/12/1997. São cumpridas pelo aluno regularmente matriculado, no prazo
de integralização do curso, e devem ser de natureza científica, social, cultural
,acadêmica e profissional.
As AC têm como objetivo ampliar a formação e a vivência acadêmica dos alunos,
favorecendo práticas de auto aprendizagem e autoestudo. Elas privilegiam sua
progressiva autonomia profissional e intelectual; conhecimentos teórico-práticos por
meio de atividades de pesquisa e extensão; e conhecimentos, habilidades e
competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experiências
profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação. São normatizadas
por regulamento próprio.


Trabalho de Conclusão de Curso 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quando for  parte integrante do currículo
pleno dos cursos de graduação da Instituição, é uma disciplina de cumprimento
obrigatório, normatizada por instrumento próprio.
O TCC se constitui em uma atividade acadêmica de pesquisa e sistematização do
conhecimento que é desenvolvida pelo aluno mediante controle, orientação e
avaliação docente. Permite ao aluno, entre outras aprendizagens, revelar sua
capacidade de interpretação e crítica do objeto de  estudo; discutir e usar conceitos
pertinentes ao quadro teórico escolhido – que deve ser relativo à futura profissão - e
aprofundar conhecimentos referentes a aspectos da realidade social e/ou de âmbito
profissional.
Tem por objetivo, habilitar o aluno a utilizar a metodologia adequada na elaboração de
trabalho monográfico, que deve sintetizar os conhecimentos adquiridos durante o
curso, as atividades articuladas e inter-relacionadas com os mesmos e as experiências
cotidianas da área, contribuindo efetivamente para a sua formação.
As áreas de conhecimento para elaboração do TCC são as definidas pelo Projeto do
Curso e a especialização do corpo de professores define os orientadores. Informações
mais detalhadas são apresentadas no Regulamento do TCC.

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