quarta-feira, maio 25, 2011

" A resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida: Fr = m.a " 2º Lei de Newton

Newton estabeleceu uma lei básica para a análise  geral das causas dos movimentos, relacionando as forças aplicadas a um ponto material de massa  constante e as acelerações que provocam. Sendo Fr a soma  vetorial (resultante) das forças aplicadas e a aceleração adquirida, a segunda lei de Newton estabelece :

"A resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida :     Fr = m.a  "


  Significa que a força resultante Fr produz uma aceleração a com mesma direção e mesmo sentido da força resultante e suas intensidades são proporcionais.
 O enunciado anterior também conhecido como  princípio fundamental da Dinâmica.A igualdade vetorial    Fr = m.a é a equação fundamental da Dinâmica, válida num referencial inercial.
  Concluímos que, se aplicarmos em corpos de massas diferentes a mesma força resultante, o corpo de maior massa adquirirá aceleração de menor módulo, isto é, o corpo de maior massa resiste mais a variação em sua velocidade.Por isso, a massa é a medida da inércia de um corpo.




     vídeo 2-http://www.youtube.com/watch?v=LKWkf0hBI84&feature=related

Nenhum comentário: