quinta-feira, maio 19, 2011

Velocidade escalar média e a velocidade vetorial média ou 

simplesmente velocidade média: Vm= espaço / tempo

 Escalar: É a razão entre o deslocamento escalar de um móvel e o tempo total gasto
Quando um corpo possui velocidade constante, isto significa que a velocidade conserva o valor algébrico, a direção e o sentido. Uma mudança em qualquer um dos três elementos citados acarreta uma variação na velocidade como um todo. Como uma mudança de sentido corresponde a uma alteração no sinal da velocidade escalar, e consequentemente no valor algébrico, dizemos simplesmente, que uma velocidade pode variar seu valor algébrico e / ou sua direção.

Sendo assim, atenção: se um carro percorre sempre 80 Km em cada hora de movimento não podemos garantir que sua velocidade seja constante, pois ele pode estar fazendo curva e, assim, a velocidade muda de direção!

Só podemos afirmar com certeza, que a velocidade escalar é constante, se o ponteiro do velocímetro está sempre no mesmo número.

- Transformação de Km/h para m/s : Obtemos a unidade de velocidade dividindo a unidade de distância pela unidade de tempo. A unidade mais comum é o quilômetro por hora (Km/h) , indicada nos velocímetros dos carros , utilizados para medir velocidade instantânea. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a velocidade é expressa por metros por segundo (m/s). A relação entre Km/h e m/s é:

1.000 m 1.000m 1

1 Km/h = = = m/s

60 x 60 s 3.600s 3,6

Conclusão : Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6.

Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6.


vídeo 1-





Movimento Bidimensional

É quando um corpo se desloca em duas dimensões simultaneamente.
Um exemplo é quando alguém sobe uma ladeira, está se deslocando para frente e também para cima.








Nenhum comentário: